Estruturas de Mercado: A Concorrência Monopolística

Como sabemos, uma falha de mercado refere-se a uma situação que ocorre quando os recursos não são disponibilizados de forma eficaz ou eficiente.

Estas falhas verificam-se em estruturas de mercado imperfeitasmonopólio, oligopólio e concorrência monopolística.

O caso de que vamos falar agora é a concorrência monopolística, considerada a estrutura intermédia entre o monopólio e a concorrência perfeita.

Este tipo de falha de mercado verifica-se quando muitas empresas produzem um produto similar, com ligeiras diferenças. Nestes casos, as empresas geralmente têm algum poder sobre o preço do produto e não existem barreiras à sua entrada no mercado.

Cada empresa funciona como um pequeno monopólio que tem sobre o seu produto mas, devido à semelhança dos produtos de muitos vendedores, existe competição pelos mesmos clientes.

Exemplos de estrutura de mercado com estas caraterísticas são o mercado vestuário, o mercado dos jogos ou os cafés. Aqui a concorrência, além do preço, passa pela diferenciação do produto, fortalecimento das marcas e fortalecimento da sua estratégia comunicacional. Por vezes a própria falta de informação do consumidor pode ser a fonte de diferenciação.

Fontes de diferenciação dos produtos

  • Caraterísticas físicas do produto
  • Localização das empresas
  • Diferenças percebidas através da publicidade
  • Reputação do produto/marca
  • Forma como o produto é apresentado (embalagem)

Dois cafés podem ser muito semelhantes quando comparados, até mesmo nos produtos que têm no estabelecimento, apesar disso, diferem sempre na localização, que é um fator que influencia os clientes que vão ter. Por essa razão, o café de uma dada zona tem maior poder sobre os preços que pratica, apesar de preços muito elevados poderem levar as pessoas a deslocarem-se para mais longe. Quanto maior a diferenciação, maior o poder de fixação dos preços de uma empresa.

Caraterísticas da concorrência monopolística

Os produtos são parecidos, embora não exatamente iguais. Por isso, a elasticidade da procura é elevada, embora não seja infinita.

A diferenciação faz com que a curva de procura fique negativamente inclinada, à semelhança de nos monopólios e oligopólios. Por outro lado, como as empresas podem sair ou entrar no mercado sem problemas, novas empresas são atraídas e fazem com que o número de empresas no mercado acabe por se ajustar até os lucros económicos atingirem o zero (o normal).

Aqui podem consultar um pequeno vídeo que resume tudo isto!

Deixe um comentário