Glossário

No glossário encontram-se as definições de conceitos económicos que referimos ao longo dos artigos, apresentados por ordem é alfabética.

A

Acumulação Primitiva: conceito marxista que defende que os capitalistas tentam reduzir ao máximo os salários dos trabalhadores de forma a aumentar as margens de lucro.

Alienação: conceito marxista que se refere ao processo através do qual o trabalhador começa a sentir-se distanciado dos produtos do seu próprio trabalho.

Alojamento Local: estabelecimento que preste e cobre serviços de alojamento temporário a turistas e que não reúna os requisitos para ser considerado empreendimento turístico.

B

Bens Inferiores: bens de qualidade inferior.

Bens Normais: bens de boa qualidade.

Bipolarização: tendência de concentração da população nas duas áreas metropolitanas (Lisboa e Porto).

Bolha Imobiliária:  subida rápida de preços seguida de uma queda abrupta que pode perdurar no tempo.

C

Capital Físico: qualquer ativo não humano, feito por humanos e utilizado na produção, nomeadamente equipamentos e infraestruturas.

Civilização: estado de cultura social, caracterizado por um relativo progresso no domínio das ciências, da religião, da política, das artes, dos meios de expressão, das técnicas económicas e científicas, e de um grau de refinamento dos costumes.

Comunismo: ideologia política que tenta alcançar uma sociedade sem classes, sem dinheiro e sem estado.

Concorrência Imperfeita: estrutura de mercado em que não se verifica a concorrência perfeita, ou seja, em que existe pelo menos uma empresa ou consumidor com poder suficiente para influenciar o preço de mercado e a quantidade transacionada.

Concorrência Monopolística: forma de concorrência imperfeita, que corresponde a uma situação em que existem muitas empresas no mercado, mas que oferecem produtos ou serviços que não são homogéneos e, por isso, que não são facilmente substituídos.

Concorrência Perfeita: situação de mercado limite em que nenhuma empresa e nenhum consumidor têm poder suficiente para influenciar o preço ou a quantidade transacionada.

Crise de Superprodução: crise caraterizada pela produção em demasia, impossibilitando o escoamento de todos os produtos e levando à acumulação de stocks e prejuízos.

Custos de Produção: gastos associados à fabricação de um produto ou a prestação de um serviço.

D

Ditadura do Proletariado: condição na qual a classe trabalhadora detém o controlo do poder político.

E

Economia de Escala: ocorre quando o aumento da capacidade de produção leva a que a empresa aumente a quantidade total produzida sem o crescimento proporcional dos custos de produção. Ou seja, com a produção massificada e em maiores quantidades, o custo de produção cada unidade tende a diminuir.

Economia Neoclássica: uma expressão genérica utilizada para designar diversas correntes do pensamento económico que estudam a formação dos preços, a produção e a distribuição da renda através do mecanismo de oferta e procura dos mercados.

Efeito de Substituição: se o preço de um bem sobe, haverá com certeza alternativas mais baratas que acabamos por escolher em detrimento do bem cujo preço aumentou.

Efeito Rendimento: se os preços descerem, dá-se um aumento do poder de compra porque temos a oportunidade de comprar mais unidades de um certo bem e gastar exatamente o mesmo.

Elasticidade-Preço da Oferta: mede a variação da quantidade oferecida de um bem face a uma variação no seu preço.

Elasticidade-Preço da Procura: mede a variação da quantidade procurada de um bem face a uma variação no seu preço.

Elasticidade Unitária: quantidade procurada varia proporcionalmente à medida que o preço também varia.

Especulação Fundiária: o desequilíbrio entre a oferta e a procura, em que a procura superior leva a um aumento dos preços do solo, atingindo valores superiores ao seu valor real.

Equilíbrio de Mercado: equivalência entre a procura e a oferta, ou seja, quando as quantidades oferecidas são iguais às quantidade procuradas desse bem.

Êxodo Rural: fenómeno que consiste na migração da população rural para os centros urbanos, com o objetivo de garantir melhores condições de vida.

Externalidades: os efeitos colaterais de uma decisão económica sobre aqueles quem não participou dela.

F

Falha de Mercado: mecanismos de mercado originam resultados económicos não eficientes ou indesejáveis do ponto de vista social.

Fetichismo de Mercadoria: conceito que marxista que se refere à perceção das relações sociais, não como relações entre pessoas, mas sim como as relações económicas, com o dinheiro como principal motivação.

G

Gentrificação: processo de substituição das classes populares dos centros históricos das cidades pelas classes mais altas. É um fenómeno que está geralmente associado à reabilitação das cidades, que aumenta o valor das casas na baixa e acaba por empurrar as camadas mais pobres para a periferia.

I

Índice de Preços no Consumidor: medida do preço médio necessário para comprar bens de consumo e serviços usada para observar tendências de inflação.

Inflação: representa um índice que mede a variação dos preços de todos os produtos ofertados no mercado. Esta variação costuma referir-se a um aumento contínuo e generalizado dos preços de bens e serviços num sistema económico, representada normalmente através de uma percentagem.

L

Litoralização: tendência de concentração da população e das atividades económicas no litoral.

M

Microeconomia: estudo do comportamento económico individual e particular, ignorando o conjunto geral da economia, mas focando apenas nos mercados específicos e nas ações de produtores e consumidores.

Monopólio: estrutura de mercado  caracterizada por uma única empresa que vende um produto ou serviço sem concorrentes, praticando preços elevados.

O

Oligopólio: estrutura de mercado caracterizada por poucos vendedores para muitos compradores.

P

Preço Máximo: visa beneficiar os potenciais compradores do produto e encontra-se abaixo do preço de equilíbrio.

Preço Mínimo: visa beneficiar os produtores e encontra-se acima do preço de equilíbrio.

Procura Elástica: para uma pequena variação do preço, há uma maior variação da quantidade procurada, ou seja, a quantidade procurada é muito afetada pelas variações dos preços.

Procura Inelástica: quantidade procurada não é muito afetada pela variação do preço, e varia menos do que proporcionalmente.

Produto Interno Bruto per capita: produto interno bruto, dividido pela quantidade de habitantes de um país. O PIB é a soma de todos os bens de um país, e quanto maior o PIB, mais demonstra o quanto esse país é desenvolvido, e podem ser classificados entre países pobres, ricos ou em desenvolvimento.

Q

Quantidade Oferecida: quantidade de bens ou serviços que um produtor está disposto a produzir e vender a um determinado preço.

Quantidade Procurada: quantidade de bens ou serviços que um indivíduo está disposto a comprar a um determinado preço.

R

Rendimento Nacional Bruto: conceito económico e estatístico que compreende o conjunto dos rendimentos dos residentes de um país em atividades produtivas desenvolvidas dentro e fora do país. Ou seja, de um ponto de vista técnico, representa a totalidade dos rendimentos primários recebidos pelas unidades institucionais residentes. Estes rendimentos incluem: remunerações de trabalhadores, lucros das empresas, impostos sobre a produção e sobre a importação e os rendimentos de propriedade.

S

Salário Mínimo: valor mais baixo que os empregadores podem legalmente pagar aos seus funcionários pelo tempo e esforço gastos na produção de bens e serviços a nível nacional.

Sistema Económico: a forma política, social e económica pela qual está organizada uma sociedade.

Socialismo: sociedade na qual os meios de produção, distribuição e troca são controlados pela comunidade, contrariamente ao controlo por parte de indivíduos privados.

Sustentável: que se consegue sustentar (manter); que pode ser realizado sem que haja prejuízo (riscos) ao ambiente: desenvolvimento sustentável.